sábado, 13 de novembro de 2010

Fazer ou não fazer!

Como futura medica que me proponho a ser...esta noticia não me deixou indiferente....

Um medico Judeu recusou-se a fazer uma operação a um paciente que usava num dos braços uma tatuagem da cruz suástica com uma águia imperial. O medico ao ver este símbolo abandonou a sala de operações e pediu a outro medico que o substituísse.
A pergunta surge: será que devemos deixar que estas coisas nos afectem...será que nos podemos negar a tratar ou fazer algum procedimento em algum paciente que choque directamente com os nossos ideais?
No meu ponto de vista creio que sim. Se sentirmos que esse choque ira influenciar o nosso desempenho. Creio que chamar um colega que neste caso estaria mais apto, seria o mais apropriado e foi o que este cirurgião fez....assim não prejudica o paciente pois não o deixa sem cuidados e a sua consciência mantém-se limpa pois também não vai contra os seus ideais.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1709355

1 comentário:

  1. O médico tem direito às suas convicções morais, éticas e religiosas e, como tal, pode negar a prestação de cuidados desde que não prejudique a vida ou os cuidados médicos a serem prestados ao doente. Consequentemente, fez o que estava certo, quer porque tem direito à sua dignidade e, em segundo lugar, porque a qualidade da sua intervenção poderia não ser a melhor. Se tinha quem o rendesse, muito bem, agora se não houvesse substituto teria que prestar todos os cuidados segundo as suas obrigações ético-legais. Pelo menos os médicos e os enfermeiros têm direito a serem objectores de consciência nas condições referidas já que ambos têm a sua Ordem (e o enfermeiro ainda tem a sua conduta delineada também pelo REPE,Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro). Conheço melhor a realidade inerente à prestação de cuidados de enfermagem, mas creio que a deontologia aplicada ao médico seja praticamente igual.

    ps-n outro dia falámos disto mas não tinha ainda lido o post, foi engraçado!

    ResponderEliminar