quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Os dias que correm!

Surpreende-me nos dias de hoje as noticias que inundam os telejornais!

Temos catástrofes naturais que destroem milhares de casas por todo mundo, uma coisa que pensávamos que não atingiria Portugal, mas, no passado ano de 2010 tivemos cheias que destruíram terras por todo o pais e que fizeram milhares em prejuízos.

Noticias como um rapaz de 20 anos que mata macabramente Carlos Castro e ainda o castra posteriormente.

Violência nas escolas, em que miúdas de 16 anos vão para a escola agredir professores, levantar a voz a auxiliares, bater e hostilizar colegas dias e dias a fiu.

Noticias de uma geração Nem-Nem, que não trabalha nem estuda, filhos de uma nova geração e de uma situação financeira nunca dantes vista em Portugal e no mundo.
Já para não falar nas politicas de contenção que o nosso governo tem adoptado...cortam apoios daqui, aumentam IVA dali...só falta cortarem mais na saúde, que já esta pela rua da amargura...

Assaltos à mão armada, burlas a idosos e cada vez mais receio de um dia sermos espancados na rua apenas porque existem gangs que o fazem por desporto.

Tememos andar na rua, temos medo do que pode acontecer no futuro e principalmente, medo de não o poder controlar, de não saber quem é a pessoa que dorme ao nosso lado.

Noticias tristes, noticias.... Por isso é que não gosto muitos de jornais!

São coisas que me deixam a pensar em como sou sortuda de ter a vida que tenho e de nenhuma das coisas que vemos acontecer nas noticias me ter acontecido e ainda poder dizer que só acontece aos outros.

3 comentários:

  1. Tens toda a razão ver as notícias nestes tempos é deprimente :S. Mas continuo a achar que é bem importante, é preciso não cair no conformismo que se vê em muita malta jovem.Além, disso com tantos lobbies muitas vezes não é fácil perceber o que é desinformação e propaganda. O que penso dos tópicos que abordaste é:

    Catástrofes - não há dúvida que o clima e outros fenómenos naturais estão cada vez mais instáveis.Enquanto uns sempre existiram, outros aumentaram quantitativamente e de intensidade. Também é importante ter em conta que a globalização e cobertura jornalística e de informação nunca foi tão forte como contemporânea, o que nos faz sermos bombardeados com muito mais catástrofes do que os nossos progenitores e antepassados. Muitas destas catástrofes e alterações são associadas a duas teorias: a mais antiga e conservadora, a do aquecimento global, que tem vindo cada x mais a ser contestada e alimentada por falsa investigação e lobbies; a mais polémica mas cada vez mais reforçada teoria do arrefecimento global. A título de exemplo, o aquecimento global atmosférico não especifica por ex. o aquecimento das águas profundas dos oceanos ou o aumento das temperaturas médias de superficie dos planetas do sistema solar, assim como aumento da intensidade de nevões p. ex.

    Carlos castro- um homicídio aparatoso e chocante em muitos aspectos, mas temos conhecimento de ex. destes cada vez mais devido à globalização. Parece que há contornos psiquiátricos graves na sua génese, infelizmente há muito disto mas sempre houve:S.

    Violência nas escolas e afins- isto resulta da metodologia sócio-educativa de protecção das minorias, modelo importado dos EUA para grande parte do mundo.Resultado, sistema educativo nos EUA está de rastos, aqui não obstante haver diferenças culturais, há realidades que são iguais.1º começou-se a proteger as minorias nas escolas e a pagar-lhes tudo sem qualquer critério. Com o tempo, tal metodologia abrangiu todas em muitos aspectos. Não se pode tocar nas crianças, têm direito a mordomias (p ex se um professor marcar falta disciplinar a uma criança, em muitos locais esta tem direito a ter testemunhas colegas), o professor está ostracizado por toneladas de processos burocráticos para justificar tudo e é responsabilizado pela falta d disciplina nas salas e pelas notas dos alunos de uma forma ridícula.

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  2. Estes, protegidos a nivel disciplinar pelos conselhos directivos e psicologos, passam de ano repetidamente por vezes com 6 negativas,o que faz que cheguem ao secundario semsaber o verbo to be ou ler as horas sem ser em relogios digitais!! Obviamente não poderã oter sucesso em nada.Aprendem também que o professor nao e uma autoridade mas sim alguem de quem gozar e não sao castigados severamente pela escola. Por outro lado, no caso de agressoes morais, verbais e fisicas (roubos, pancada, chamar nomes, intimidação, provocação, pegar fogo a objectos, cuspir, etc) a escola e os sindicatos dos professores não subsidiam acções judiciais contra os pais,porque eles são o principal foco de transmissão de valores atraves da parentalidade e da socializaçao. Nos paises desenvolvidos, o comportamento dos menores é responsabilizado nos pais, sofrendo penas monetárias, de acção social sobre os filhos e ate penas de prisao. Por cá nao acontece nada, razao pela qual vemos pais a intimidarem e a agredir professores a belo prazer nas escolas, alem de nao educarem os filhos. Com tão ma paternidade, os professores nao pdoem fazer milagres pois saao apenas um complemnto do modelo parental. Isto e um ciclo vicioso e as novas geraçoes com pais assim sao um tormento. Por ex. já desde as escolas primarias temos alunos a atacar professores fisicamente e verbalmente, põem-se em cima das mesas e cadeiras dançando e provocando e indo contra as ordens dos professores troçando. Se no nosso tempo era chapada na cara e os pais a agradecerem, agora se oprofessor tocar na criança é processo disciplinar para elem suspensão e cessaçao do contrato, ameaças e agressao dos pais e/ou processo judicial e responsabilização pela "incapacidade de manter a ordem na sala de aula", e pela deficiente transmissao dos valores morais a criança e potencializaçao das suas competências e,por fim, responsabilização pelas más notas do aluno.


    Geração Nem-nem, consequência de políticas económicas e sociais do governo.A título de Ex: advogados e enfermeiros, excesso de licenciados e diminuição de emprego, mas todos os anos aumentam as vagas universitárias para estes.As escolas facilitam cada x mais com vista à manutenção dos subsídios já que sem as metas de alunos não lhes são concedidas financiamento.
    Fazendo a ponte com os topico da violencia escolar, esta geração de alunos e ignorantes que estamos a criar em massa chegaram com o 12º obrigatorio ao fim deste com um defice brutal de conhecimento, já nem falo das novas oportunidades. Sem praticamente ninguem a lhes dar trabalho e esem educação, irão roubar, principalmente em tempos de crise como estamos e principalmente nos proximos anos em que a miséria subirá a pique, pelo qual os assaltos à mao armada e outros crimes subirão. Isto poderá ser dramático num país em que as forças de segurança não tem meios para agir devidamente e não são legalmente protegidas na sua actuação,a ssim como pelo facto do código penal proteger os políticos e corruptos e por arrasto quem comete crimes graves (por ex. a diferença entre assalto À mao armada com sequestro e o mesmo mas com o assassinio de uma testemunha não faz grande diferneça, pelo que compensa ao assaltante muitas vezes matar).

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  3. Por fim,resta dizer que os jovens actuais cada vez mais sem oportunidades, sem emprego, contractos e Progressao da carreira, cada vez mais não terao condições para a sua independencia, criaçao de familia e por conseuinte a emigraçao aumentará e a taxa de natalidade será cada x mais baixa.Esta última, a juntar à educação, cosntituirão dois grandes problemas do pais nu mfuturo a curto-medio prazo pois para remediar os erros nesta area para obter resultados precisasse, no minimo, de outra geraçao (e se for com a coisa bem feita!)
    É por estas e mmuitas outras que este estado está uma catástrofe e as noticias deverão no futuro ser ainda mais tristes.

    Quanto à tua conclusão, concordo com ela;)Não há nada mais importante de constatarmos a importancia do que temos!Por outro lado, não devemos cair no conformismo e indo vendo noticias e tendo alguma iniciativa,sendo pro-activos!
    Beijão*

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