domingo, 9 de janeiro de 2011

Banksy - the art of the street.


Aqui esta mais uma personalidade de arte e de opinião. O trabalho deste artista que utiliza uma mistura de stencil e grafitti pode-se ver por paredes e locais públicos de todo mundo, tendo começado em Bristol, Reino Unido.
As suas obras são marcadas pela critica social e politica, pelo humor satírico e pelas frases desafiadoras.
Sem mostrar a cara nem desvendar a sua identidade o seu trabalho tem-se tornado conhecido e falado um pouco por toda a parte.
Em 2010, o primeiro filme que mostra um pouco sobre o processo por que passa o seu trabalho e o de outros Street artists estreou no 2010 Sundance Film Festival pelo nome de "Exit through the the gift shop", considerado como "the world's first street art disaster movie"!


Aqui deixo alguns links para explorar um pouco da arte deste artista tão controverso.

filme:
http://www.youtube.com/watch?v=a0b90YppquE
http://stagevu.com/video/mdraabcqbzad
web site:
http://www.banksy.co.uk/shop/index.html

"Imagine a city where graffiti wasn't illegal, a city where everybody draw whatever they liked. Where every street was awash with a million colours and little phrases. Where standing at a bus stop was never boring. A city that felt like a party where everyone was invited, not just the estate agents and barons of big business. Imagine... a city like that and stop leaning against the wall - it's wet. " Banksy (Wall and Piece)


3 comentários:

  1. n tira valor às criticas sociais feitas e ainda menos à qualidade artistica, se calhar até acrescenta à originalidade e ausadia dele, mas talvez te interesse ler:

    http://www.zug.com/live/84578/Exit-Through-the-Gift-Shop-The-Truth-Behind-the-Film-SPOILER.html

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da obra deste artista, não conhecia!Acho a ideologia do graffiti muito interessante e mesmo fascinante,mas infelizmente na minha opinião é utópica, já que sem a regra social de manutenção da propriedade que há relativa a esta arte, o anarquismo e falta de cidadania estariam numa das primeiras linhas de exploração desta arte. Ver a pintura de 50 000 Euros do meu prédio estragada por um graffiti era muito mau, e podia não gostar dela loool

    ResponderEliminar
  3. Luís estas bom:)? Hei-de de ler o que mandaste na próxima oportunidade!abraço

    ResponderEliminar