segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Este vídeo talvez me diga algo pela minha necessidade de ajudar os outros e também por causa da ligação que sinto com Deus.
As vezes realmente paro e olho a minha volta e penso como nós vivemos embrenhados nas nossas vidas e nem conseguimos olhar a volta pra pensar em como podemos fazer a diferença para os outros. As vezes coisas tão simples como dar um bom dia, dar um dedo de conversa e um sorriso são o que basta para fazer uma pessoa ganhar o dia. Acho que partilhar um pouso de nós com os outros pode fazer toda a diferença não para os outros mas para nós. Não so ajuda a melhorar o dia de outros mas também faz de nos melhores pessoas! Acredito que sim! Não guardem as angustias do dia-a-dia e o enfrentem com caras fechadas, cada sol e' uma oportunidade para fazer algo novo, descobrir algo novo, para viver, amar e sentir....só por isso devemos sempre sorrir e agradecer, ter alegria e partilha-la com o mundo.

3 comentários:

  1. apesar de ser mais fácil com a má disposição, o ser humano é igualmente influenciável com um sorriso. uma pessoa não consegue manter um atitude negativa se do outro lado tiver um sorriso que a força a ver outro lado para o dia.
    a diferença agora prende-se na natureza desse sorriso e na capacidade de o mostrar, é verdadeiro ou forçado? é intencional ou automático? sempre confundia as pessoas quando perguntava 'tudo bem?' e ficava à espera da verdadeira resposta..
    é realmente importante esse passo de ajudar os outros e são como dizes, por vezes coisas super simples de fazer, mas caramba como por vezes são complicados, é tão fácil cair neste turbilhão das sociedades, na apatia e inércia que se gera. é estranho a força que tem de se fazer para estas pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença.

    ResponderEliminar
  2. A mentalidade e esta predisposição de dar ao Outro presente neste vídeo é algo que tu tens!Contudo, não advém só da personalidade mas também da introspecção, da reflexão, do conhecimento de si para melhor ajudar os outros. É óptimo que reflictas nisto pois o peso de um sorriso, do toque, o peso da postura, do tom de voz numa relação terapêutica é uma grande parte do seu sucesso. Com isto quero dizer que ao teres consciência do que aqui abordas, serás indubitavelmente uma melhor médica. Faz falta na formação em medicina mais psicologia, sociologia, reflexão e muito mais contacto com os utentes, quer intra quer interdisciplinar. Mas alegra-me muito que tenhas esta noção pois infelizmente o curso não o proporciona para pecado do mesmo. É algo que é subjectivo e em que não se é perito,no qual se aprende uma vida toda. Eu por ex. tive 5 anos a fazê-lo e sei que tenho muito que andar:) É algo que tem um peso enorme numa relação e não é quantificável, também apra mal da enfermagem na nossa Saúde com valores biomédicos predominantes.Mas não é fácil ser assim, eu considero-me bondoso e humilde, mas ser realmente bom e desperto para o próximo é realmente difícil e aqui a personalidade tem também um grande papel. Acho óptimo reflectires sobre isto, far-te-á sem dúvida melhor Pessoa e profissional:)

    Ps- imagina-te num consultório e receber um utente. Ele vem a sofrer e apenas a tua comunicação não verbal (imagina o resto) pode ajudar a diminuir o seu sofrimento, que é mais do que a dor; imagina que estás no mesmo consultório ou num hospital e estás mal disposta e a ter um péssimo dia, estás irritada e sem paciência. Apanhas um utente com dor e a sofrer física e psicologicamente.Ele está impaciente, é desagradável para ti e até começa a discutir contigo. O conhecimento de ti que advém da reflexão que fazes (como coisas como esta, claro que a um nível mais profundo) permite-te ter insight sobre as tuas emoções e comportamentos e consequentemente teres autocontrolo e teres um processo de tomada de decisão que se revele terapêutico para o utente. Não é ser subalterno, é desenvolver insight e espírito crítico no sentido de avaliarmos as nossas competências e desenvolvermos um procesod e tomada de decisão adequados:)Pessoalmente, ter esta filosofia no dia-a-adia acho apaixonante prque pessoalmente ter consciência destes pequenos gestos e praticá-los fazem-nos valorizar a vida e os bons valores. Beijo grande*

    ResponderEliminar
  3. Luís concordo contgo, as grandes cidades fomentam a apatia e a ausência de verdadeiro contacto social como dizes. Um belo exemplo é que se dissermos "bom-dia" a entrar no autocarro ou no metro olham-nos como se fossemos diferentes. São facotres inerentes à estrutura social nas cidades assim como a fenómenos de socialização das massas, é algo inerente também quando se tem uma vida stressada e com timings para tudo. Oe xtremo desta ralidade são o Hikikomori no japão.

    Quanto à natureza dos sorrisos e das atitudes ou gestos que falaste, é algo que muitas vezes tem contexto negativo mas por vezes é necessário. Se não tivéssemos a capacidade de fazer ou demonstrar algo contrariados, ou mesmo mentir ou ocultar a verdade em algumas situações a existência seria mais complicada. Tem é de estar tudo na medida certa na minha opinião, depende sempre da Pessoa. Abraço!

    ResponderEliminar